Chegando na oficina para repintura :) |
Hoje, estou começando a repintura de um kit que me marcou bastante. Este projeto é especial porque remonta ao ano de 1998, quando, empolgado com meu primeiro salário como office-boy, decidi investir em um modelo idêntico. Antes da era das compras online, procurar por kits de plastimodelismo era uma verdadeira aventura, requerendo visitas a lojas especializadas ou grandes lojas de departamento, como a lendária Loja Nipon em São Paulo, que vendia kits Tamiya e onde finalmente encontrei meu tesouro. E era realmente um tesouro, porque o Mitsubishi Pajero já circulava pelas ruas da cidade e não existiam miniaturas de carros nacionais. Ter uma miniatura de um carro que podíamos ver nas ruas, especialmente como um kit de plastimodelismo, era verdadeiramente especial.
Contudo, minha ousadia juvenil no plastimodelismo acabou tendo consequências desastrosas. Ao usar tinta spray Colorgin sem saber exatamente como e porquê, a carroceria ficou enrugada e o capô completamente deformado. Determinado a não desistir da miniatura, guardei o kit e recentemente o transformei em um modelo off-road (logo compartilharei uma foto aqui).
O kit azul (acima), protagonista dessa jornada, foi adquirido já montado através do site Mercadolivre. Agora, munido de novas habilidades e conhecimentos, estou ansioso para aplicar uma técnica mais refinada, utilizando tintas automotivas e dando vida às cores originais do veículo.
O kit Tamiya Pajero Super Exceed foi inicialmente produzido em 1992 e relançado em 2003. Devido à sua descontinuação, não está mais disponível para compra em sites de lojas especializadas. No Brasil, é extremamente raro encontrá-lo à venda no Mercado Livre, e quando disponível, o preço é significativamente mais alto em comparação com outros kits.
O Mitsubishi Pajero Super Exceed era uma versão premium do icônico SUV Pajero, conhecido por sua robustez e capacidade off-road. Lançado pela primeira vez em 1982, o Pajero rapidamente ganhou popularidade por seu desempenho em terrenos difíceis e conforto. O Super Exceed, introduzido como uma variante de luxo, oferecia características avançadas e acabamentos superiores, visando consumidores que desejavam uma experiência de condução mais refinada sem sacrificar a durabilidade e a capacidade de enfrentamento de terrenos acidentados. Ao longo dos anos, o Pajero Super Exceed manteve-se como uma escolha popular entre os entusiastas de SUVs por sua combinação de luxo e desempenho.
A foto que você viu no topo desta página mostra a miniatura chegando à "oficina".
O carrinho não foi montado com tanto cuidado e a pintura foi feita à mão com pincel. Apesar disso, todas as peças estão presentes, embora algumas estejam quebradas ou soltas. Pretendo restaurá-lo completamente para integrá-lo à minha coleção de plastimodelos, deixando-o como novo.
Em cada repintura, começo descolando todas as peças e, em seguida, passo para a etapa de remoção da tinta da carroceria. Para mim, a carroceria é a peça central do modelo, onde posso avaliar se o resultado final será satisfatório ou não.
Após limpar e descolar todas as peças, apliquei tinta cinza automotiva. Antes disso, fiz uma pesquisa no Google e busquei por fotos do interior do carro real para usá-las como referência. No interior, é mais prático, pois não há necessidade de remover a tinta; simplesmente aplico por cima.
Com o interior finalizado, chegou a hora do chassi. O carrinho estava com o disco de freio do lado esquerdo quebrado e o encaixe da roda dianteira direita mal fixado. Removi as peças e fiz os ajustes até que ficassem funcionais.
Comentários
Postar um comentário