Postagens:

Honda / Acura NSX Tamiya (montando um plastimodelo)

Kit iniciado em 2022 e finalizado em 2023 (garagem124)

Inicio hoje, 29/08/2022, a montagem de mais um kit da Tamiya na escala 1/24. O carro escolhido desta vez é o Honda NSX (Acura NSX).

Informações sobre o carro real: O Acura NSX de 1990 foi um marco na história dos carros esportivos japoneses e um divisor de águas para a Honda. Lançado como Acura NSX na América do Norte e Honda NSX em outros mercados, foi um exemplo pioneiro de um supercarro japonês com desempenho e tecnologia de ponta. Projetado com a ajuda do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, o NSX ofereceu um design elegante e aerodinâmico, combinado com um chassi de alumínio leve e um motor V6 de 3.0 litros com tecnologia VTEC, que proporcionava um desempenho excepcional. Seu manuseio preciso e sua confiabilidade mecânica destacaram-no como um concorrente sério para os supercarros europeus da época. O Acura NSX 1990 foi um símbolo de engenharia japonesa de ponta e continua sendo um ícone na história automotiva até os dias de hoje.

O kit que tenho em mãos para montagem foi produzido no mesmo ano de lançamento do carro, ou seja, em 1990. Devido ao tempo, os decalques estão um pouco amarelados e o manual de instruções está se desfazendo, mas ainda considero que estão em ótimas condições. 

Box Tamiya 1990 Honda NSX 1/24
Foto da caixa (1990)

O primeiro passo sempre que inicio a montagem de um kit de plastimodelismo é separar as peças que irão receber o fundo e, posteriormente, a tinta automotiva. Considero a carroceria a parte mais importante em um modelo, portanto, dedico uma atenção especial aos detalhes: procuro por rebarbas e marcas de emendas. Nas fotos abaixo, mostro as peças separadas e prontas para receber o fundo (primer) e a tinta.
Assembly Tamiya 1990 Honda NSX 1/24
Assembly Tamiya 1990 Honda NSX 1/24


31/08/2022 - Sempre que começo a montar um kit, faço uma pesquisa na internet e busco por fotos do carro real. Escolhi pintar este modelo na cor prata, pois estou montando uma coleção dos carros que apareceram no clássico jogo Need for Speed Road & Track (que deu início à franquia). Até agora, tenho três modelos de um total de oito carros. Veja o Corvette e a Ferrari.

Passei o primer e, em seguida, utilizei uma lixa fina d'água para remover o excesso. Até este ponto, o plástico se comportou bem e não houve problemas. Veja a foto abaixo:

Assembly Tamiya 1990 Honda NSX 1/24 Plastic Model Kit
carroceria no primer

Depois de aplicar o primer, chegou a hora de aplicar a tinta automotiva. Infelizmente, logo que comecei, o plástico começou a mostrar sinais de que não resistiria, aparecendo pequenas marcas no capô. Para evitar danos à carroceria, continuei com a pintura normalmente e apliquei o verniz automotivo. A minha intenção é aplicar a tinta novamente, mas desta vez sobre o verniz. Farei o mesmo processo - tinta e verniz.
01/09/2022 - Depois de aguardar cerca de 15 horas, com o verniz totalmente seco, apliquei uma camada fina de tinta prata por cima. Logo em seguida, apliquei novamente o verniz automotivo para finalizar. Desta vez, o resultado foi muito melhor e aquelas pequenas marcas no capô não aparecem mais. Com esse processo, consegui preservar a integridade da carroceria e o trabalho realizado. 

Assembly Tamiya 1990 Honda NSX 1/24 Plastic Model Kit
Carroceria pintada com tinta e verniz automotivo



02/09/2023
 - Depois de um ano sem mexer no carrinho (devido a problemas pessoais), estou retomando a montagem. Fiz a pintura das peças do chassi e as colei. Utilizei as cores preta, prata, cinza claro e um tom de prata levemente dourado. Veja abaixo:
Assembly Tamiya 1990 Honda NSX 1/24 Plastic Model Kit
Pintei o interior com um tom de cinza grafite escuro e detalhei o motor com tinta prata e preta.

Assembly Tamiya 1990 Honda NSX 1/24 Plastic Model Kit
Abaixo, mostro que tive que repintar a carroceria, pois o Acura não possui piscas nas laterais. Tive que raspar e repintar essa área.
Assembly Tamiya 1990 Honda NSX 1/24 Plastic Model Kit

Assembly Tamiya 1990 Honda NSX 1/24 Plastic Model Kit
visão da traseira já com as lanternas pintadas e coladas


30/10/2023 - Hoje finalizei a montagem do kit e minha conclusão é a seguinte: Por ser um kit Tamiya, todas as peças se encaixaram muito bem, inclusive o chassi na carroceria (a última peça a ser encaixada, risos). O nível de dificuldade de montagem, na minha opinião, foi de médio para fácil, e a única dificuldade que enfrentei foi com os faróis escamoteáveis, que não ficaram muito bem alinhados e funcionais (difícil de abaixar e levantar). No geral, o modelo é muito realista e se assemelha bastante ao carro verdadeiro. Veja a foto abaixo:





Comentários


MiniOficina e atualizações do cenário:

Descrição da imagem

Destaques do site:

Miniaturas artesanais.(escala 1/24)
Plastimodelos restaurados.(PASSO A PASSO)
Repintando uma Ranger na escala 1/25 (PLASTIMODELISMO AMT/ERTL)
Montando um New Beetle na escala 1/24 (PLASTIMODELISMO TAMIYA)
Montando um Nissan 300ZX na escala 1/24 (PLASTIMODELISMO TAMIYA)
Descrição da imagem
Descrição da imagem
Em breve
Descrição da imagem