Há algum tempo, comprei este kit Tamiya no site Mercado. Ele estava parcialmente montado, com a carroceria raspada, com a tinta removida. Talvez a pessoa tenha pensado em repintá-lo, desistido e, em seguida, colocado à venda. Como se trata de um kit raro, não pensei duas vezes antes de adquiri-lo. Hoje, inicio o processo de restauração. Vou dar continuidade à repintura e, em breve, ele fará parte da minha coleção de plastimodelos. Acompanhem abaixo o passo a passo!
![Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151 Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAWkR8pbFD78c9TKITF-1GqIvLtbH_j3lg7lxA8QRZzo1MfH6DuujP2rCzvRfCusFeM5V3AoTFdgmdXv1OAr87rH4DYYExe3L1sYrnCXgRDkvt2jYd7f8Dy5ExBv3tBUqAexsJ-EeogA-fBuCx8XHQ2syAMOq0kQMEKyZzfcaSFsZtauTiziPabc7xuvs/w200-h119/restauracao_jaguar_mkii_saloon_tamiya_2.jpg)
![Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151 Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqwe1uOtqCe8grWwwOgj4Z5mj7lJtyOW68ayWASBP6ccGlESnJbQfjz2xAUd6SKxCYz_slcmbumgkISWrIHmTLzQwNl3FBTcn7SmWdPCaFETcEih8wAdUlSBQzbKEVnlE0VxS3EydsGMDaUgdiKtsPFt1r1pk_eKs2FDYZMRGh2f1xhY0YJOKD2ppkyFI/w200-h119/restauracao_jaguar_mkii_saloon_tamiya_1.jpg)
O Jaguar Mk. II Saloon, lançado em 1959, é um clássico britânico que combinava luxo, desempenho e design elegante. Projetado como uma evolução do Mk. I, o modelo destacou-se por sua carroceria mais ampla, janelas maiores e interior refinado, com acabamento em madeira e couro. Equipado com motores potentes, como o icônico 3.8 litros, o Mk. II era ágil e veloz, tornando-se popular tanto entre entusiastas quanto entre criminosos e policiais na década de 1960. Este sedã esportivo marcou uma era e permanece um símbolo do automobilismo britânico clássico.
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Foto do estado do kit quando comprei |
O primeiro passo de uma restauração é a desmontagem do carrinho, ou melhor, a separação das peças e a preparação da carroceria para a pintura. Como a tinta já havia sido removida, lixei a superfície e apliquei um verniz bicomponente para proteger o plástico e evitar que fique enrugado.
Para quem não sabe, o plástico é muito sensível a tintas automotivas, por isso sempre aplico uma camada de verniz antes de passar o primer e a tinta. Esse verniz funciona como uma espécie de “primeiro fundo”. Veja mais sobre pinturas
Após a aplicação do verniz como primeiro fundo, apliquei o primer convencional cinza e, em seguida, a tinta. Na foto abaixo, você pode ver a carroceria com o primer cinza aplicado:
![Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151 Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBzJ1nm1-Ps36Lcsq2F1if_kiaAhVHtWI_oGX8EI3rC4RDu4mVsge20vjOMj2ZR9sjiD1McyMZHwcnB_BFETdQbb_Jl___H8U83ZSejJTzUWiBZi1ZN2SnVqEnaRQhPDf1slsJ7CCvd1O3TKZ_HRgQtig6V9vrrWxwPs0k9Ov_7Offavh89qTVsdDjGOQ/w320-h190/restauracao_jaguar_mkii_saloon_tamiya_6.jpg)
Escolhi uma tinta clara prateada, que evidencia bastante os defeitos do plástico. Como essa carroceria já havia sido pintada anteriormente e teve a tinta removida, a segunda pintura não ficou 100% perfeita. Algumas marcas ficaram visíveis nas colunas dos vidros, mas, no geral, o verniz bicomponente que apliquei antes de tudo serviu para proteger o plástico contra o enrugamento. No meu ponto de vista, a pintura ficou 85% satisfatória: apresentou bastante brilho e a cor ficou muito bonita. Usei a tinta Azul Copa.
Agora, passei para o chassi e o motor. Observem nas fotos abaixo que não separei as peças do motor do chassi para evitar que quebrassem; optei por pintar os detalhes com o motor fixado ao chassi. Notem também que pintei as laterais internas do compartimento do motor, bem como o painel corta-fogo.
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