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Jaguar MK.II Saloon (restaurando um plastimodelo) Tamiya 1/24

Há algum tempo, comprei este kit Tamiya no site Mercado. Ele estava parcialmente montado, com a carroceria raspada, com a tinta removida. Talvez a pessoa tenha pensado em repintá-lo, desistido e, em seguida, colocado à venda. Como se trata de um kit raro, não pensei duas vezes antes de adquiri-lo. Hoje, inicio o processo de restauração. Vou dar continuidade à repintura e, em breve, ele fará parte da minha coleção de plastimodelos. Acompanhem abaixo o passo a passo!

Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151 Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151

O Jaguar Mk. II Saloon, lançado em 1959, é um clássico britânico que combinava luxo, desempenho e design elegante. Projetado como uma evolução do Mk. I, o modelo destacou-se por sua carroceria mais ampla, janelas maiores e interior refinado, com acabamento em madeira e couro. Equipado com motores potentes, como o icônico 3.8 litros, o Mk. II era ágil e veloz, tornando-se popular tanto entre entusiastas quanto entre criminosos e policiais na década de 1960. Este sedã esportivo marcou uma era e permanece um símbolo do automobilismo britânico clássico.

Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151
Foto do estado do kit quando comprei

O primeiro passo de uma restauração é a desmontagem do carrinho, ou melhor, a separação das peças e a preparação da carroceria para a pintura. Como a tinta já havia sido removida, lixei a superfície e apliquei um verniz bicomponente para proteger o plástico e evitar que fique enrugado. 
Para quem não sabe, o plástico é muito sensível a tintas automotivas, por isso sempre aplico uma camada de verniz antes de passar o primer e a tinta. Esse verniz funciona como uma espécie de “primeiro fundo”. Veja mais sobre pinturas
Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151 Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151
Após a aplicação do verniz como primeiro fundo, apliquei o primer convencional cinza e, em seguida, a tinta. Na foto abaixo, você pode ver a carroceria com o primer cinza aplicado:
Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151
Escolhi uma tinta clara prateada, que evidencia bastante os defeitos do plástico. Como essa carroceria já havia sido pintada anteriormente e teve a tinta removida, a segunda pintura não ficou 100% perfeita. Algumas marcas ficaram visíveis nas colunas dos vidros, mas, no geral, o verniz bicomponente que apliquei antes de tudo serviu para proteger o plástico contra o enrugamento. No meu ponto de vista, a pintura ficou 85% satisfatória: apresentou bastante brilho e a cor ficou muito bonita. Usei a tinta Azul Copa. 
Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151

Agora, passei para o chassi e o motor. Observem nas fotos abaixo que não separei as peças do motor do chassi para evitar que quebrassem; optei por pintar os detalhes com o motor fixado ao chassi. Notem também que pintei as laterais internas do compartimento do motor, bem como o painel corta-fogo.

Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151 Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151

Baseando-me em fotos do carro real que encontrei na internet, pintei o interior todo de preto, inclusive o carpete. O efeito de madeira no painel e nas laterais foi feito com tinta Acrilex para artesanato, finalizado com verniz. No kit original, esse detalhe é fornecido em forma de decalques.

Jaguar Mk.II Saloon Tamiya Plastic Model kit 24151

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EM BREVE MAIS DETALHES DESTA RESTAURAÇÃO

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